TRABALHANDO OS NÚMEROS DE FORMA LÚDICA E AGRADÁVEL!
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO, POR EXEMPLO COMEÇA MUITO ANTES DA ENTRADA NA ESCOLA. DESDE QUE EM SUA CASA, NAS RELAÇÕES COTIDIANAS, A CRIANÇA TEM OPORTUNIDADE DE LIDAR COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM ORDENAÇÃO, SERIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO.
A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM NOSSA VIDA DESDE O NASCIMENTO, ONDE TUDO GIRA EM TORNO DOS NÚMEROS, MEDIDAS, OPERAÇÕES, FIGURAS GEOMÉTRICAS, ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE DEMONSTRAM UMA INFINIDADE DE INFORMAÇÕES DA LINGUAGEM MATEMÁTICA.
NO BRINCAR A CRIANÇA ENTRA EM CONTATO COM ESSA LINGUAGEM PARA MARCAR A PASSAGEM DO TEMPO, MEDIR DISTÂNCIAS, DISTINGUIR O PESADO DO LEVE, TER CONCEITOS ESPACIAIS COMO EM CIMA E EMBAIXO, FORA E DENTRO, FRENTE E ATRÁS.
“AS NOÇÕES BÁSICAS EM MATEMÁTICA, LÓGICA E GEOMETRIA COMEÇAM A SER ELABORADAS A PARTIR DOS 4 /5 ANOS DE IDADE, PORTANTO É VITAL QUE A BASE SEJA SÓLIDA, BEM CONSTRUÍDA E BEM TRABALHADA PARA QUE NELA SE ASSENTEM OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS FUTUROS. MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO É MUITO MAIS DO QUE ENSINAR MATEMÁTICA- É ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO MENTAL, É FAZER PENSAR". (REIS, 2006, P.9)
E ASSIM, DE FORMA LÚDICA NOSSAS CRIANÇAS SOMARAM, DIMINUÍRAM, BRINCARAM, FIZERAM PERGUNTAS, DERAM RESPOSTAS. FOI MUITO GOSTOSO VER A ALEGRIA DE CADA CRIANÇA E A VONTADE DE APRENDER.
CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO!
E MUITA ALEGRIA DAS CRIANÇAS!
E ASSIM, ENCERRAMOS MAIS UMA POSTAGEM!
EM BREVE MAIS NOVIDADES!
BEIJINHOS
PROFESSORA: NANY FERREIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário